Infecção Urinária

Infecção UrináriaA infecção urinária é um problema que eu conheço muito bem porque acompanhei o sofrimento da minha mãe diversas vezes.

Os sintomas mais comuns são:

– Vontade de urinar várias vezes ao dia (mesmo depois de esvaziar a bexiga);

– Dor ao urinar;

– Sangue na urina.

As mulheres tem muito mais probabilidade de ter infecção urinária por causa da sua anatomia: a uretra (canal por onde sai a urina) é muito perto do ânus, o que facilita a entrada de bactérias.

Por isso, uma das recomendações que os médicos dão é que você deve sempre limpar a vagina de cima para baixo para não trazer os germes do ânus para a uretra. Este simples cuidado já reduz bastante as chances de ter este problema.

O estresse elevado também pode ser o vilão, pois diminui a imunidade do organismo e facilita a instalação das bactérias.

 

Como combater a infecção urinária?

O tratamento de curto prazo é feito com antiobióticos como a Cefadroxila (a receita médica pode variar) e a orientação para prevenir ou evitar futuras complicações é o consumo regular de 2 produtos naturais:

1) Cranberry

2) Chá de cabelo de milho

Eles possuem substâncias que inibem a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga e, por isso, ajudam a combater a infecção urinária.

Dentre as duas opções, o cranberry é o mais saboroso (todo remédio podia ser assim…hehe).

A sugestão é que consuma o cranberry sob a forma de fruta ou cápsulas (veja nesta loja virtual) e evite os sucos de caixinha porque eles contém pouca polpa e excesso de açúcar.

Apesar da infecção urinária causar sintomas graves, repare que os cuidados que você deve ter para evitá-la são relativamente simples.

Adotando um estilo de vida mais saudável e realizando exercícios físicos para aliviar o estresse, é menos provável que este problema surja com frequência.

Caso tenha interesse, leia mais sobre o Queima de 48 Horas, um treinamento preparado por um personal trainer para emagrecer e reduzir os níveis de estresse.

Para ler outros tópicos, clique em Saúde Íntima.